You are currently viewing A diferença entre identificar e mapear Key Opinion Leaders

A diferença entre identificar e mapear Key Opinion Leaders

Se você não conhece os principais Key Opinion Leaders do seu setor, como decidirá em quem confiar para potencializar sua estratégia de negócios? Traçar o perfil dos principais líderes de opinião da sua indústria ou segmento permitirá a identificação dos especialistas certos para ajudá-lo a atingir seus objetivos de curto e longo prazo.

Mas conhecer seus principais KOLS é apenas o primeiro passo para envolvê-los em sua estratégia: depois de listar os nomes, você precisa entender como eles se relacionam e influenciam suas redes externas. Embora identificar e mapear KOLs sejam ações muitas vezes tratadas como similares, não são. Na verdade, são iniciativas bem diferentes, porém sinérgicas e complementares.

O mapeamento da rede pode revelar muito mais do que indivíduos influentes em um setor. É uma ferramenta poderosa para entender os vínculos colaborativos, os relacionamentos e as conexões dentro do ecossistema ainda maior. O mapa coloca em contexto sua estratégia KOL e mostra o caminho a seguir.

Continue no post para conferir o que é e as principais diferenças em identificar e mapear os KOLs.

O que é a identificação de KOL?

A identificação dos Key Opinion Leaders envolve determinar quem são as pessoas que podem impactar seu trabalho em um nível local, nacional e global. Na área da saúde, por exemplo, os fatores importantes para identificar o líder de opinião incluem reputação, nível de especialização, experiência comprovada em um campo específico e, até, a frequência de publicação de estudos e pesquisas científicas.

Os médicos KOLs estão na vanguarda de novas pesquisas em seu campo e segui-los ajudará as empresas farmacêuticas a se manterem atualizadas em novos estudos, medicamentos e métodos de tratamento. E no segmento farma, o perfil de KOLs vai além dos médicos. O mapeamento de multistakeholders em saúde incluir também associações de pacientes, entidades de classe, clínicas e hospitais, autoridades, entre outros.

A identificação de líderes de opinião pode parecer uma tarefa simples. Porém, envolve a coleta de grandes quantidades de dados a partir de diferentes fontes de informação, a limpeza da base e a qualificação dos KOLs certos com base em vários atributos.

O que é o mapeamento de KOL?

Há um entendimento de que quanto mais dados coletados, mais inteligente deve ser a tomada de decisão. É verdade: ter conhecimento é poder. Porém, os dados são inúteis, a menos que as análises e os filtros apropriados sejam aplicados. O mapeamento de Key Opinion Leaders, no entando, fornece a capacidade de identificar não apenas por perfil, mas também por voz e influência quem são os principais líderes de opinião do seu setor.

Na área de saúde, por exemplo, permitirá mapear médicos, enfermeiros e pesquisadores em um nível local, que exercem influência entre suas próprias comunidades. Vai além de ter um banco de dados, mas mostra que são os KOLs que são os mais ouvidos e mais visíveis na comunidade médica. O mapeamento é granular e fornece uma compreensão do valor de cada voz em particular

O que são os Digital Opinion Leaders (DOLs)?

Os líderes de opinião digital são diferentes dos influenciadores digitais. Embora ambos tenham uma presença importante nas redes sociais, os Digital Opinion Leaders são profissionais que se firmaram como autoridade em um tema, sendo reconhecidos por um grupo de pessoas.

Ao contrário dos “influencers”, os DOLs querem educar, envolver e ajudar seus seguidores. Isto é, são indivíduos e organizações que construíram uma presença on-line grande e influente. Os DOLs fazem uma comunicação científica clara e concisa virtualmente, ao mesmo tempo em que possuem credenciais profissionais e credibilidade para respaldar suas declarações.

Os DOLs podem ser identificados por três métricas principais:

  • Influência: o número de seguidores.
  • Ressonância: a frequência com que seu conteúdo é compartilhado.
  • Relevância: a importância do seu conteúdo com seus objetivos atuais.

Impacto e resultados do mapeamento de KOLs

A identificação e a estratégia de mapeamento dos KOLs ajudam as empresas a incorporar inteligência de negócios em seus planos e táticas de lançamento e/ou vendas de produtos. A Tree Intelligence oferece uma solução diferenciada no mercado para o mapeamento das redes externas de KOLs e DOLs, orientado especialmente para a indústria da saúde.

Confira cinco importantes resultados do nosso trabalho:

  • redução de custo com campanhas digitais, com aumento da visibilidade/alcance digital;
  • comunicação direcionada ao público alinhado ao objetivo das novas campanhas da empresa.
  • aprimoramento de estratégias de negócios com redução de recursos organizacionais e tempo de processo para obtenção de resultados.
  • identificação de influenciadores com maior engajamento para narrativas direcionadas ao cluster.
  • análise de cenário e tendências.

Nossa equipe de pesquisadores usa métodos sob medida, adaptados às necessidades de cada projeto, para mapear os principais KOLs para o seu setor. Combinamos um nível inigualável de detalhe na coleta de dados com sistemas analíticos desenvolvidos internamente para interpretar os dados de acordo com os objetivos exclusivos de cada cliente.

Solicite uma demonstração e confira como a Tree Intelligence pode ajudá-lo a obter insights para a construção de suas estratégias.

Fale com nossos consultores e peça uma demonstração. 

Deixe um comentário