You are currently viewing Quem são os stakeholders no agronegócio e porque mapear suas conexões?

Quem são os stakeholders no agronegócio e porque mapear suas conexões?

O agronegócio é uma das potências da economia brasileira, representando uma parcela significativa do Produto Interno Bruno e das exportações. Entre 2002 e 2022, o PIB agrícola do país saltou (em números deflacionados) de US$ 122 bilhões para US$ 500 bilhões. O Brasil tem todo potencial necessário para continuar nessa escalada de prosperidade agrícola. As empresas têm motivos de sobra para investir nesse setor. 

Mas antes de planejar qualquer investimento em agronegócio, as empresas devem mapear quem são seus stakeholders – grupos ou indivíduos que possuem grande influência e expertise nesse mercado. E mais: também será fundamental entender as interconexões entre os diversos stakeholders envolvidos na cadeia produtiva do setor. Essa compreensão pode ajudar a organização a tomar decisões mais estratégicas e a gerenciar riscos de forma mais eficaz.

Porque as empresas devem mapear os stakeholders do agronegócio?

Identificar quem são e entender as conexões entre os stakeholders pode ajudar a empresa a compreender melhor como suas decisões afetam toda a cadeia produtiva. Além disso, verificar quais são as implicações para a companhia em níveis estratégico e tático. 

As organizações que planejam investir no segmento agropecuário podem dar um passo além. Mapear entre os stakeholders quem são os atores críticos no ecossistema. 

Veja algumas razões pelas quais mapear e identificar os stakeholders e suas conexões é importante para o setor:  

Identificação de tendências 

Eles costumam estar na vanguarda das tendências e inovações em seu setor e, por isso, podem oferecer insights valiosos sobre as mudanças e oportunidades que estão surgindo no mercado.

Estabelecimento de parcerias e alianças

Compreender as interconexões pode ajudar a empresa a identificar oportunidades para colaboração ou parceria com a cadeia produtiva.

Acesso a informações privilegiadas

Esse grupo tem acesso a informações e dados, por isso, podem não estar disponíveis publicamente, o que pode ajudar uma empresa a tomar decisões mais informadas e estratégicas.

Fortalecimento da imagem da marca

Ter uma compreensão mais profunda de toda a cadeira pode ajudar a empresa a comunicar melhor suas práticas de sustentabilidade e responsabilidade social, o que pode por consequência melhorar sua imagem e reputação. Além disso, associar a marca da empresa com stakeholders respeitados e influentes no setor pode aumentar a credibilidade e a visibilidade da empresa.

Melhoria da comunicação com o público-alvo

Eles podem ajudar a empresa a entender melhor seu público-alvo e, por isso, a desenvolver mensagens e campanhas de marketing mais eficazes e direcionadas.

Mas, afinal, quem são os principais stakeholders da agricultura e da agropecuária no Brasil?

Stakeholders do agronegócio

O setor do agronegócio é bastante amplo, abrangendo diversas atividades relacionadas à produção e comercialização de produtos agrícolas, pecuários e florestais. Conheça quem são os principais stakeholders do segmento no Brasil: 

Produtores rurais: São os responsáveis pela produção de alimentos e matérias-primas agrícolas, tais como grãos, frutas, verduras, carnes e leite.

Fornecedores de insumos: São as empresas que fornecem insumos para a produção agrícola, entre elas estão sementes, fertilizantes, agroquímicos, maquinário e equipamentos.

Indústrias processadoras: São as organizações que processam as matérias-primas agrícolas, transformando-as em alimentos industrializados e produtos derivados, como óleos, açúcar, sucos, carnes processadas e produtos lácteos.

Distribuidores e varejistas: São as empresas que compram os produtos agrícolas processados e os distribuem para os pontos de venda, como supermercados e restaurantes.

Governo e órgãos reguladores: São os responsáveis por criar políticas públicas e regulamentações para o setor agrícola, como incentivos fiscais, subsídios, créditos agrícolas, regulamentação de uso de agroquímicos, entre outros.

ONGs e organizações ambientais: São as organizações que atuam na defesa do meio ambiente, da sustentabilidade e dos direitos dos trabalhadores rurais.

Academia e institutos de pesquisa: São as instituições de pesquisa e ensino que desenvolvem estudos e pesquisas sobre a agricultura e a agropecuária, buscando soluções para os desafios enfrentados pelo setor.

Solicite uma demonstração e confira como a Tree Intelligence pode ajudá-lo a obter insights para a construção de suas estratégias.

Fale com nossos consultores e peça uma demonstração. 

Deixe um comentário