You are currently viewing 0timize tempo e recursos com o Open Innovation Networks®

0timize tempo e recursos com o Open Innovation Networks®

O Open Innovation Networks® é um framework que favorece a cultura de inovação nas organizações, otimizando recursos, tempo e resultados para seus negócios.

O Open Innovation Networks® é um framework desenvolvido pela Tree Intelligence para mapear e integrar stakeholders internos e externos à organização.

Trata-se de uma abordagem sistêmica e tecnológica única no mercado. Ela proporciona um olhar integrado e estratégico para potencializar os resultados de projetos de inovação.

Henry Chesbrough, professor da Universidade de Berkeley, foi o responsável por criar a nomenclatura open innovation. Segundo ele, a ideia surgiu ao notar que as organizações tendem a manter todo o conhecimento restrito às suas equipes, levando a métodos obsoletos e dificultando a modernização.

Já a open innovation propõe participação descentralizada e a integração dos stakeholders – o que exige o mapeamento de redes internas e externas. 

Porém, ao compartilhar a propriedade intelectual e inovadora do negócio com seus públicos de interesse, a responsabilidade no alcance das metas e objetivos é compartilhada. Ou seja, há maior eficiência e agilidade na conquista dos resultados.

Siga na leitura e veja os detalhes da Open Innovation Networks®, da Tree Intelligence!

Benefícios da inovação aberta para seus negócios

Existem muitas vantagens em adotar a Open Innovation Networks®. Começa por descentralizar o conhecimento e a informação, criando uma base de conhecimento da empresa.

Dessa forma, é possível saber quais são os próximos passos a serem desenvolvidos para a empresa inovar. Sem contar que o processo não depende mais de pessoas ou departamentos, mas é compartilhado entre todos.

Mas existem outros benefícios importantes:

1. Desenvolve uma cultura de inovação:

Na inovação aberta, os diversos departamentos da organização são incluídos na troca de ideias, informações e na colaboração e execução dos projetos.

Assim, a empresa cria uma cultura de compartilhamento de conhecimento e de inovação. E os colaboradores sentem-se motivados a dar ideias, afinal, além de serem ouvidos, também têm meios de executá-las.

2. Identifica novos talentos:

O método permite identificar colaboradores com aptidões que não se relacionam diretamente com as atividades por ele desenvolvidas, mas com grande valor para a empresa.

Dessa forma, todos sentem-se mais motivados e reconhecidos, bem como melhor preparados para possíveis oportunidades de crescimento profissional na empresa.

3. Open Innovation Networks® agiliza processos:

Ao migrar para a metodologia aberta é possível flexibilizar processos e até mesmo “terceirizá-los”, reduzindo custos e acelerando prazos, em virtude da experiência desses parceiros. Principalmente quando há um trabalho de mapeamento de redes internas e externas.

4. Diminui a margem de erros:

Aqui os riscos, responsabilidades e principalmente as ideias são compartilhadas. Assim sendo, é mais difícil ocorrer falhas e, se elas acontecerem, a solução é mais rápida e eficiente.

Isso porque há mais pessoas envolvidas no processo, uma maior compreensão do mercado e dos potenciais clientes.

5. Economiza recursos:

No modelo fechado a empresa precisa ter todos os recursos para ter as ideias e desenvolver os projetos. Já com a Open Innovation Networks® é possível contar com a colaboração, estrutura e recursos externos. 

Além da economia direta de recursos, com maior rapidez e assertividade há um ganho financeiro por conta do melhor desempenho das iniciativas inovadoras.

6. Desenvolve um ecossistema de inovação e colaboração:

A cada novo projeto são desenvolvidas novas e mais fortes redes de cooperação dentro e fora da empresa.

Nesse cenário, o Open Innovation Networks® é essencial para criar parcerias e relações que fortalecem o networking organizacional e dos colaboradores envolvidos.

Ao mapear stakeholders utilizando a solução da Tree Intelligence, o resultado é um trabalho com pessoas de outras organizações, de universidades, de órgãos públicos, proporcionando uma visão 360° do setor de atuação.

Para a empresa isso também é benéfico. O profissional leva para a organização tudo o que adquiriu nessa troca de conhecimento, inclusive profissionais que poderão fazer parte do quadro da companhia.

Open Innovation Networks®: como funciona?

Nosso framework, adotado em organizações líderes de diversos setores e países. Com ele, mapeamos as redes internas e externas relacionadas a temas específicos, integrando-as em um único mapa interativo de open innovation. 

Para isso, o  processo é conduzido por meio de sprints (remotamente ou in company), sendo entregue por meio da nossa plataforma LivingStakeholders®.

Atualizada e altamente estratégica, ela permite que os gestores tomem decisões inteligentes e rápidas para seus negócios.

O Open Innovation Networks®, da Tree Intelligence, proporciona um olhar integrado e estratégico para que os seus projetos tenham o máximo de sucesso. Com ele é possível:

  • Iniciar ou acelerar suas redes de inovação mapear stakeholders internos e externos, gerando uma rede integrada para construção de soluções inovadoras para os seus desafios;
  • Gerar bases de ideias e conhecimentos – organiza uma base de ideias e conhecimentos para facilitar o desenvolvimento de projetos práticos e planos de ação que serão usados nas inovações;
  • Incentivar redes de colaboradores e de stakeholders externos mais cooperativas – conecta pessoas e ideias, afinal, a capacidade de inovar não depende da genialidade individual. Mas, sim de uma  boa estrutura das Redes de Cooperação.

Se você deseja acelerar o desenvolvimento da sua organização, ingressar ou expandir atuação em novos mercados, impulsionar a cooperação e inovação, bem como desenvolver uma cultura de inovação em rede, o Open Innovation Networks® é a melhor solução.

Fale com nossos especialistas e solicite uma demonstração!

Deixe um comentário