You are currently viewing Mapeamento de redes internas: retenha talentos e aumente a produtividade 

Mapeamento de redes internas: retenha talentos e aumente a produtividade 

O mapeamento de redes internas é uma forma inteligente de ajudar a reter talentos em sua empresa, elevando a produtividade e competitividade dos negócios. 

O mapeamento de redes internas é uma ferramenta eficiente para as empresas conhecerem melhor o perfil de seus colaboradores.  

Assim, podem usar esse conhecimento para criar um clima organizacional mais motivador, identificar lideranças, pontos positivos e negativos, entre outras informações. 

Além de usar esses dados para atender melhor às crescentes necessidades dos clientes e também dos colaboradores, também poderá usá-los para reter talentos. 

Vamos conferir de perto como funciona e os benefícios do mapeamento de redes internas?  

Retenção de talentos: um desafio para as empresas 

À medida que as empresas vão se adaptando e respondem à disrupção, os líderes têm a oportunidade de aperfeiçoar a maneira como operam. Nesse contexto, a retenção de talentos é essencial para construir a base necessária para essa transformação nos processos.  

Não é segredo que reter os melhores talentos é a chave para promover o crescimento organizacional. Recrutar novos colaboradores é caro e demorado. Além disso, a rotatividade afeta negativamente a produtividade e o moral de seus funcionários.  

Quando você reduz a rotatividade voluntária, evita custos desnecessários e obstáculos ao crescimento. Isso porque o tempo, o estresse e o custo de contratação e treinamento são significativos.   

Afinal, por mais capacitado tecnicamente, todo profissional precisa de um tempo para se adaptar aos processos internos. Assim como para entender a cultura da empresa e se engajar. 

Em contrapartida, mantendo os colaboradores felizes, a organização reduz custos, compatível com funções e conhecimento, é preciso que a empresa ofereça outras vantagens. 

Ambiente agradável, inovador e estimulante, flexibilidade na jornada de trabalho, incluindo possibilidade de atividade remota. Esses são alguns dos atrativos geralmente desejados pelos colaboradores. 

Mas, dependendo do perfil do grupo de trabalho, as necessidades podem mudar. O que não muda é a necessidade de ter conexões impulsionadoras e sentir-se que pertence e é capaz de engajar, bem como perceber que está sendo engajado. 

Papel do mapeamento de redes internas na retenção de talentos

Compreender a dinâmica existente dentro das organizações, bem como o modo como as pessoas se relacionam e cooperam entre si é essencial para o sucesso dos negócios. 

Assim como identificar de que maneira ocorre a troca de conhecimento, a tomada de decisões e quais são os líderes informais que influenciam os acontecimentos organizacionais. 

Para isso, é imprescindível adotar ferramentas adequadas, que permitam fazer o mapeamento de redes internas de modo eficiente e ágil.  

O LivingTeamWork® é uma solução inovadora que se baseia na metodologia ONA (Organization Network Analysis ou Análise de Redes Organizacionais). O primeiro passo é a aplicação de um questionário para compreender, com efetividade, quais colaboradores destacam-se em determinados atributos que modulam ambientes organizacionais. 

Essa análise determina de que modo cada um é influenciado e a forma como influencia os demais à sua volta, permitindo fazer um desenho da rede interna. Inclusive, revelando os principais influenciadores em cada atributo verificado, grupos mais atuantes, posição de cada pessoa dentro da rede, etc. 

Quanto maior o número um colaborador tiver de conexões, maior sua capacidade de mobilizar o ambiente interno dentro dos atributos nos quais for aderente. Em contrapartida, quanto mais periférica estiver na rede, maiores as dificuldades de navegar e influenciar a rede interna. 

Com o mapeamento de redes internas, é possível potencializar a participação dos indivíduos, aumentando engajamento e colaborando para maior produtividade e retenção de talentos.  

Ao mesmo tempo, pode-se traçar ações que permitam promover maior aproximação entre empresa e colaborador. 

A Tree Intelligence é um mix de alta tecnologia com inteligência humana  

Com a Tree Intelligence sua empresa poderá usar o mapeamento de redes internas para potencializar o engajamento de seus colaboradores. 

Também identificará as lideranças naturais existentes em sua organização, usando essa capacidade natural de conquistar a adesão de outros funcionários a favor de seus negócios. 

Poderá extrair insights que vão ajudar a construir um ambiente de trabalho e um plano de benefícios que atendam às necessidades de seu time. 

Esses e outros benefícios provenientes de dados do monitoramento de redes internas vai colaborar para reter talentos e elevar a produtividade em sua organização. Ou seja, vai ajudar a manter a competitividade e o crescimento sustentável de seus negócios. 

Converse com nossos especialistas agora mesmo e agende uma demonstração do mapeamento de redes internas da Tree Intelligence! 

Deixe um comentário